Redes Social

.

Menu Paginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ouvi dizer que há muito tempo caiu à ditadura. Mentira! [#OcupaSetpes]

Quinta, dia 09/02/2012, mais um protesto aconteceu na capital do Espírito Santo, Vitória. Novamento o alvo da manifestação foi o transporte público - que de público não tem nada, da Grande Vitória. O protesto tinha tudo para ser tranquilo e sem confusão, mas por causa de um copo d'agua toda uma confusão se formou.

Por volta de 8:50 cheguei na Ponte da Passagem onde foi a concentração e me uni ao grupo. De lá partimos para o ponto de ônibus em frente a UFES para o roletaço até o alvo, que foi divulgado dentro do ônibus.

O alvo era a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETPES), e ocupamos a parte de atendimento, já que a PM protegeu o prédio administrativo onde fica os poderosos.


Com o Setpes tomado as pessoas se espalharam. Um grupo ficou dentro do prédio cantando e tocando, enquanto outro grupo ficou do lado de fora.

A PM trancou também o portão não deixando ninguém entrar para o movimento não aumentar. Por conta disso um companheiro pulou a grade e a policía queria leva-lo, mas foi impedida pelas pessoas do movimento que cercaram o companheiro. Neste momento tentaram dar um copo d'água e o Major da PM impediu jogando a água para o lado, diante disso a revolta, e um manifestante borrifou água começando toda a confusão, e a PM, muito agressiva, sequestra 3 manifestantes levando-os a ponta pés para o interior do prédio, enquanto do lado de fora spray de pimenta foi usado atingindo os próprios PMs.

Na confusão, um fucionário do Setpes, muito alterado, agrediu uma mulher do movimento com um tapa na cara e mesmo a agente 200 vendo, nada foi feito.

Depois disso a tensão foi do início ao fim, e a ditadura parecia ter voltado, ou será que nunca acabou? Homens da Rotam fizeram um isolamento no prédio impedindo que comida e água fossem entregue as pessoas dentro do prédio. Houve um momento que um policial queria impedir que conversassemos com quem estava de fora.

A tensão maior aconteceu quando chegaram 3 vans do BME, pois já sabemos do histórico. A barreira antes feita pela Rotam deu lugar ao CHOQUE.

A noite foi chegando e o Major só esperando a ordem para o BME acabar com tudo (todos), porém dessa vez o bom senso foi usado e 5 pessoas do movimento iriam subir e entregar a pauta de reivindicações. Enquanto isso a ocupação continuava e mais uma vez cenas lamentáveis foram vistas. Do lado de fora jogaram um pacote de biscoitos para quem estava dentro, então um policial com um pastor alemão foi para cima da menina que pegou o pacote obrigando-a a jogar de volta. Foi greve de fome forçada.





Depois de um tempo as 5 pessoas desceram e deram os informes, encerrando a ocupação do Setpes.




_____________________________________________________________________________





Descrição do vídeio acima.

Dia 09/02 Ocupação SETPES

A constituição foi rasgada no dia de ontem. Houve diversas violações da lei por parte dos policiais e, principalmente, por um representante do SETPES. Ontem, coisas absurdas aconteceram. Tais como:

• Pancadaria provocada pela polícia por causa de um copo dágua;
• 3 presos porque um oficial da PM foi molhado;
• Policial militar sacou e apontou uma pistola, calibre 380, para manifestantes;
• Representante do SETPES agrediu uma mulher, violando, assim, a lei maria da penha;
• Policiais da ROTAM e do BME sem identificação;
• Comandantes do GOT, ROTAM e BME impedindo que manifestantes recebessem água e alimentos;
• SEQUESTRO! Policiais da ROTAM trancaram 3 manifestantes dentro do SETPES, ainda sem saber em que enquadrá-los.

Um companheiro foi levado para o presídio de Viana porque portava bombas de fumaça colorida. Artefato pirotécnico, permitido por lei, que não oferece risco algum às pessoas.

DEPOIMENTO DO REV. ERIC- PERUCA

HJ fui preso por tentar impedir que a policia batesse em um companheiro, a chute e pontapés, ameaças, mentiras, foi assim meu dia, ser tratado com bandido e preço de sair de casa e dizer não a mafia do trasporte publico da grande vitória.
Mas o que acredito não se prende com algemas, não se tranca com grades. não resta duvidas só uma certeza crescente, o mundo precisa mudar, e este governo tem que ruir, mesmo que amanha seja tudo igual, eque as trevas reinem de novo,viver lutando e morrer tentando é a glória dos que tem honra.
Isto está longe de ACABAR!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário