Um reator nuclear gigante, que converte muitas tonelas de Hidrogênio em Hélio, gerando energia e calor necessários para a sobrêvivencia dos seres vivos na Terra.
Uma bola de gás superaquecido com 4,5 bilhões de anos que concentra 98% da massa de todo o sistema solar, são 2x10^30 Kg de Hidrogênio e Hélio principalmente. Essa grande concentração de massa faz com que os planetas o orbitem.
O Sol é classificado como Anã Amarela. Anã por ser pequena em comparação com outras estrelas, e Amarela devido a sua cor. Porém, no Sistema Solar, é o maior corpo possuindo 1,4 milhões de Km de diâmetro - 218 vezes o diâmetro da Terra - sendo possível colocar 1,3 milhões de Terras dentro dele.
Nossa estrela gera o calor que precisamos para manutenção da vida, mas há aqueles dias em que reclamamos do calor, entretanto, não é nada comparado com sua superfície de ~5000°C, piorando em seu núcleo onde as temperaturas chegam a 15000°C.
Mas existem regiões no Sol em que sua temperatura e pressão são mais baixas, essas regiões são as manchas solares (manchas da foto acima). Um alto campo magnético, cerca de 5 mil vezes o da Terra, e formado entre pares de manchas. Então, gases se movimentam pelo campo formando arcos chamados de proeminências.
Dependendo da altura atinginda o arco se desprende em erupções solares, que ejetam partículas carregadas que vão em direção aos planetas produzindo Auroras Boreais. Essas erupções são chamadas Ejeção de Massa Coronal.
O Sol, um estrela jovem, ainda irá nos proporcinar muitas Auroras, pôres-do-Sol, arco-íres e outros fenômenos dependentes de nossa estrela, mas não para sempre, pois daqui a 5 bilhões de anos o Sol não terá mais combustível para queimar, então inchará se tornando uma Gigante Vermelha, tendo o tamanho maior que da órbita de Vênus, podendo engolir a Terra.
Depois de um tempo a nossa Anã Amarela, agora Gigante Vermelha, ejetará sua camada externa, formando uma Nebulasa Planetária, restando um núcleo do tamanho da Terra, porém com densidades muito altas. Esse núcleo é uma Anã Branca, uma estrela estável que permanecerá assim por mais bilhões de anos até seu combustível acabar e se transformar em uma Anã Negra*, sendo o fim de nosso Sol.
Mas até lá muito provavelmente o Ser Humano na Terra não exista. Então, enquanto o ser humano não se destrói, ou o Sol não engola a Terra, devemos continuar a admirar suas Auroras e outras belezas. O sol, para mim, é uma MARAVILHA DO SISTEMA SOLAR.
Aurora e Arco-Íris. Ambos os efeitos dependem do SOL. |
* Anãs Negras são estrelas mortas, porém nunca observadas no Universo, pois o mesmo ainda é muito novo para ter estrelas desse tipo.
0 comentários:
Postar um comentário