Aurora Boreal |
"É magnífico. Simplismente emocionante. Muda a cada vez que olhamos para ela, é a coisa mais linda que já vi." - Dirk Lummerzheim, em O Universo.
Dentre todos fenômenos da natureza, a Aurora Boreal seja, talvez, a mais bonita. Seu jogo de luzes encanta qualquer pessoa que tem a oportunidade de presencia-la.
Seu nome vem da deusa romana do amanhecer Aurora, e do deus grego do vento norte, Boreas. No Hemisfério Sul é conhecido também por Aurora Austral.
A Aurora Boreal é um fenômeno luminoso que ocorre em altas latitudes. Esse show da natureza acontece quando partículas carregadas do Sol ou Vento Solar, passam pelo campo magnético da Terra e atingem as moléculas da atmosféra, produzindo as cores vermelho e verde emitidas na camada mais alta da atmosfera quando encontra o oxigênio atômico; e o roxo se "encontrar" o nitrogênio molecular, mais abaixo. O último por sua vez aparece em Auroras mais intensas.
Em 2003, em Washington, D.C, pôde ser visto uma Aurora, quando aconteceu a maior tempestade solar em 100 anos. Porém, a maior registrada até hoje foi visível apenas no Havaí e no Pacífico Sul, nos meados do Séc. XIX.
No entanto, antigamente, os escandinavos acreditavam que uma raposa gigante passava pelos céus abanando a cauda, produzindo as luzes da Aurora Boreal.
Não importa o tempo ou povo, a Aurora encanta qualquer um que vê, e para mim é uma MARAVILHA DO SISTEMA SOLAR.
Aurora e Arco-Íris. Ambos os efeitos dependem do SOL. |
0 comentários:
Postar um comentário