Redes Social

.

Menu Paginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Voyager 1

Voyager 1
As Voyagers são as sondas mais distante, já estão chegando aos limites dos Sistema Solar. Lançadas na década de 70, mas ainda sim mandam informações para a Terra.

A Voyager 1 foi lançada no dia 5 de setembro de 1977, 16 dia depois da Voyager 2, e tinha o objetivo principal de estudar o Sistema Solar exterior.

Foi projeta para investigar Júpiter e Saturno e terminou sua missão principal em 1980. Nesse período de investigação dos Gigantes Gasos foram feitas fotos incríveis de alta qualidade, sendo uma em especial: foto da atividade vulcanica em Io.

Fluxo de lava de Io.
Grande mancha de Júpiter.

Tais fotos só foram possíveis devida a máxima aproximação da sonda, aproximadamente 350 000 Km, quase a distância da Terra - Lua (380 000 Km). As fotos de Júpiter foram encerradas em abril de 1979.

A próxima parada foi em Saturno chegando lá em novembro de 1980. Distante apenas 124 000 Km, conseguiu também fazer fotos belíssimas e estudou o Titã, lua de Saturno, já que uma sonda anterior havia detectado uma fina camada gasosa no satélite natural. Devido a aproximação para estudo de Titã, a sonda foi desvida gravitacionalmente de seu plano, seguindo uma trajetória diferente, indo para os confins do Sistema Solar.

Imagem registrada antes da máxima aproximação

Gases que cobrem Titã.
Em dezembro de 2010 a NASA informou que, em junho do mesmo ano, a sonda chegou até a heliopausa, a fronteira do Sistema Solar, distante 17,3 Bilhões de Km do Sol viajando a 17 Km/s, e deve deixa-lo em 2015 quando passará a viajar no pelo espaço.

Esquema de onde estão as Voyagers.

0 comentários:

Postar um comentário