Voyager 1 |
As Voyagers são as sondas mais distante, já estão chegando aos limites dos Sistema Solar. Lançadas na década de 70, mas ainda sim mandam informações para a Terra.
A Voyager 1 foi lançada no dia 5 de setembro de 1977, 16 dia depois da Voyager 2, e tinha o objetivo principal de estudar o Sistema Solar exterior.
Foi projeta para investigar Júpiter e Saturno e terminou sua missão principal em 1980. Nesse período de investigação dos Gigantes Gasos foram feitas fotos incríveis de alta qualidade, sendo uma em especial: foto da atividade vulcanica em Io.
Fluxo de lava de Io. |
Grande mancha de Júpiter. |
Tais fotos só foram possíveis devida a máxima aproximação da sonda, aproximadamente 350 000 Km, quase a distância da Terra - Lua (380 000 Km). As fotos de Júpiter foram encerradas em abril de 1979.
A próxima parada foi em Saturno chegando lá em novembro de 1980. Distante apenas 124 000 Km, conseguiu também fazer fotos belíssimas e estudou o Titã, lua de Saturno, já que uma sonda anterior havia detectado uma fina camada gasosa no satélite natural. Devido a aproximação para estudo de Titã, a sonda foi desvida gravitacionalmente de seu plano, seguindo uma trajetória diferente, indo para os confins do Sistema Solar.
Imagem registrada antes da máxima aproximação |
Gases que cobrem Titã. |
Em dezembro de 2010 a NASA informou que, em junho do mesmo ano, a sonda chegou até a heliopausa, a fronteira do Sistema Solar, distante 17,3 Bilhões de Km do Sol viajando a 17 Km/s, e deve deixa-lo em 2015 quando passará a viajar no pelo espaço.
Esquema de onde estão as Voyagers. |
0 comentários:
Postar um comentário