Redes Social

.

Menu Paginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Maravilhas do Sistema Solar - Planeta Terra e a Vida

Mais de um milhão e meio de espécies dividos em plantas e animais, uns desenvolvidos outros primitivos, mas  todos seres vivos. E vivemos em um lugar em comum: a Terra!

Nosso lar surgiu há 4,5 Bilhões de anos dos restos de uma Supernova. Primeiro a atração gravitacional começou a aglutinar a nuvem formando o Sol. Porém ainda continha muito material em volta da nova estrela.

Esse material eram como areias, pequenos pedaços de silicatos, que foram se juntando formando rochas, e essas sofriam colisões, e, devido a gravidade, colavam uma nas outras.

As colisões acabaram formando os planetas. Sendo um especial, a Terra.
Hoje a vemos azul com algumas nuvens, mas antigamente era uma bola incandescente e sofria constatemente choques de rochas.
Rochas muito grandes, com centenas de kilômetros de diâmetro, iam de encontro a Terra e o choque gerava calor aquecendo muito por dentro. Isso gerou o núcleo terrestre formado de Ferro e Níquel. Esse fenômeno de formação do centro ocorreu nos primeiros 40 milhões de anos.

Cinco milhões de anos mais tarde, um corpo do tamanho de Marte se chocou com a Terra, que tinha 80% do seu tamanho atual. O choque resultou em uma Terra maior e um corpo menor, que chamamos de Lua.

Quientos e ciquenta milhões de anos mais tarde a Terra esfriou criando uma camada de silicato em voltado de seu núcleo de Ferro e Níquel derretidos. Essa superfície era coberta por líquidos e possuía alguns vulcões, e acredita-se que eles são responsáveis pela água do planeta.
Os vulcões liberam vapores para atmosfera, e o esfiramento da Terra os condensou, o que resultou em chuva formando a água de ocenaos, lagos e rios. Porém outra teoria diz, que cometas ao chocar-se com a Terra convetia-se em água.
No entanto, a maioria dos cometas investigados do Cinturão de Kuiper são compostos de deutério. Então, os estudos passaram para o Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter e lá sim possuía a água parecida com a da Terra.

Acredita-se também que esses asteróides trouxeram elementos essenciais para formação da maior MARAVÍLHA DO SISTEMA SOLAR, a vida!
Os cientístas concordam que organismos unicelulares se formaram nos oceanos, e a Terra estava repleto de Hidrogênio, Sulfato de Hisdrogênio, Metano, e em menor quantidade, Dióxido de Carbono. Uma enorme fonte de energia para os primeiros micróbios chamados de Extremófilos.

Os micróbios então desenvolveram a clorofila, um pigmento verde, que capta a luz solar e produz reações químicas, convertendo Dióxido de Carbono em água e energia. Essas reações permitiram o desenvolvimente dos micróbios para uma extrutura mais complexa, as Cianobactérias. Tais bactérias introduziram oxigênio na água e ar, dividindo a vida em duas: os que querem o oxigênio, e os que não querem.

Cianobactéria
A partir daí que a vida foi desenvolvendo até as formas mais complexas dos dias de hoje. Seres capazes de pensar agir.

A Terra, que está em uma zona habitável, permitiu que micróbios, seres unicelulares, se desenvolvesse até formas mais complexas de vidas, preenchendo a Terra com mais de 1,5 Bilhão de espécies. Então, para mim, o planeta Terra e a vida são as maiores MARAVILHAS DO SISTEMA SOLAR.







FIM!

0 comentários:

Postar um comentário