Redes Social

.

Menu Paginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Teoria das Cordas - Teoria Física ou uma Filosofia?

Detecção de uma corda

No último parágrafo expliquei porque a força da gravidade é bem mais fraca que as demais de acordo com a Teoria das Cordas. Mas por que não há como testar essa suposição?

A reposta é a falta de tecnologia para enxergarmos algo extremamente pequeno. Com a tecnologia atual conseguimos atingir até a décima nona potência de dez, em metros. Porém uma corda é bem menor que isso, ela tem o tamanho de Planck. Em palavras mais fáceis, se aumentarmos a Terra do tamanho de um átomo, uma corda seria do tamanho de uma árvore. Uma corda é extremamente pequena!

Então, para detectarmos uma corda seria necessário um acelerador de partículas do tamanho do Sistema Solar. Fora dos limites tecnológicos atuais.

Física ou Filosofia?

Na Física para uma teoria ser aceita a mesma tem que passar por testes experimentais. Porém, como descrito acima, não podemos detectar uma corda, então significa que a Teoria não é Física e sim Filosofia.   

Sendo uma teoria Física ou uma Filosofia, não importa. O que importa é o fato de ela ser uma alternativa que, na teoria, consegue perfeitamente conciliar a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral.

Com o mais novo acelerador de partículas do CERN, o LHC, há possibilidade, mesmo que baixa, de encontrarmos os indícios de veracidade da Teoria com a perda de força de algumas partículas.


____________________________________________




Licença Creative Commons

1 comentários:

  1. Legal. Alisson, se você quer ler sobre como acontecem as mudanças de teoria, quem revolucionou essa visão da evolução da ciência é Thomas Kuhn. Seu livro que marcou essa nova visão de evolução da ciência é Estrutura das Revoluções Científicas (1961), é a bíblia para quem se interessa nesses assuntos.

    ResponderExcluir