Redes Social

.

Menu Paginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Teoria das Cordas - Um Preço a se Pagar.

A Teoria das Cordas parece ser a melhor maneira de realizar o sonho de Albert Einstein, unificar a física. Porém vem com um preço.

Para a teoria das cordas “ter efeito” precisa de mais seis dimensões extras, além das três espaciais e o tempo que conhecemos.

Dimensões extras que não podemos ver causam desconforto, mas são essenciais para a Teoria das Cordas, pois elas são responsáveis por fazerem as cordas vibrarem cada uma de uma forma, formando as partículas.

Uma pergunta deve estar em sua cabeça: “Onde estão as dimensões extras?”. Bem... A teoria diz que se pegarmos um pedaço da matéria encontraremos nela as seis dimensões enroladas como na figura abaixo.


A Teoria ainda diz outra coisa perturbadora, o fato de existir Universos Paralelos. No nosso Universo temos as leias da física como conhecemos, mas em outro universo as coisas podem ser totalmente diferentes, leis da física diferentes. Nele os dinossauros podem ainda existir, em outro você está com câncer, em outro você nunca nasceu e etc. Mas o que os Universos Paralelos têm a ver com as cordas?

A natureza é regida por quatro forças fundamentais: o eletromagnetismo, responsável pela eletricidade e magnetismo, a Força Nuclear Forte, que segura o núcleo do átomo, a Força Nuclear Fraca, ligada à radiação e a Gravidade, que mantém os corpos em órbitas. Sendo a última a de menor intensidade, bem menos intensidade. Ai que entra os universos paralelos.

A explicação de a gravidade ser bem mais fraca que as outras forças está no fato de o Gráviton – mensageiro da força da gravidade – ser uma corda aberta, então ela vazaria para outros universos paralelos ao nosso, enquanto as outras três forças são cordas fechadas presas ao nosso universo. Porém essa explicação tem um problema, que é a falta de testes experimentais pela falta de tecnologia.
____________________________________________
Parte 4: Vídeos e Links 
 
 
Licença Creative Commons
Teoria das Cordas - Um Preço a se Pagar. de Alisson Poletto Machado é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

0 comentários:

Postar um comentário