Podem influenciar nas características de seu planeta, ou até mesmo abrigar vida sob ou sobre. As luas também são, para mim, MARAVILHAS DO SISTEMA SOLAR.
Principais luas do Sistema Solar |
A imagem acima restrata as principais luas do Sistema Solar, e vou começar falando da principal lua para nós, a nossa querida e linda Lua.
Lua |
Com 1/4 do tamanho da Terro e 1/6 da gravidade terrestre, a Lua fascina qualquer um em períodos cheios ou em eclipses, no entanto a beleza de nosso satélite natural vai além.
Nos primórdios da Terra, em sua formação, a velocidade de rotação era mais alto do que hoje, tendo época que o dia tinha 8 horas apenas. Então, de acordo com a teoria mais aceita para a formação da Lua, um planeta do tamanho de Marte colidiu com a Terra jogando material pelo espaço. O material então começou a se aglomerar formando nosso satélite, que hoje se afasta 3 cm por ano.
Mas o que aconteceria se a Lua desaparecesse? Bem, seria o caos, já que ela é responsável pelo fenômeno de atração das marés.
Quando está orbitando a Terra ela "puxa" a maré da Terra, então, se de repente a Lua desparecesse, a massa de água se deslocaria para sua posição original gerando grande agitação em todos os mares terrestres.
Ela ainda é responsável pela estabilidade do eixo terrestre, fazendo com que as quatro estações sejam bem definidas. O sumiço da Lua, faria o eixo da Terra variar, e em algumas estações as regiões da linha do equador seriam geladas e os polos grandes florestas tropicais.
Até a Lua se "desprender" da Terra o Sol já terá virado uma gigante vermelha, então não será a Lua que nos destruirá.
Formada de Dióxido de Silício(maior parte), a Lua é o único corpo visitado por seres humanos, e está a uma distância de 380 mil Km, variando no apogeu e perigeu, e para mim, é uma MARAVILHA DO SISTEMA SOLAR.
Principais luas de Júpiter, conhecidas como Galileanas. |
As luas de Júpiter, pelo menos as principais conhecidas como Galileanas - por ter sido observadas por Galileu - são outras maravílhas do Sistema Solar por suas características.
Iô, a lua superior da foto, é um inferno total devido ao vulcanismo extremamente ativo. Aliado a isso temos a coloração da lua, pois há a liberação de composto de enxofre que dá a coloração que vemos.
Mesmo estando em um lugar frio do Sistema Solar, Iô mantém o calor do seu interior através do atrito, já que Júpiter estica e comprime o satélite, semelhante ao fenômeno de maré Terra-Lua. Esse estica e aperta gera calor por atrito.
Ao contrário de Iô, Europa - abaixo de Iô - é extremamente fria, sendo coberta por uma espessa camada de gelo e abaixo acreditasse existir oceânos, podendo abrigar até vida.
Ganímedes - abaixo de Europa - é a maior lua do Sistema Solar, sendo maior até que Mercúrio. Tem essa aparencia por ser formado de silicatos e gelos de água.
Calisto, diferente das outras luas galileanas, não é aquecida pelo efeito de maré, não tendo indícios de vulcanismo. É formado de Dióxido de Carbono, compostos organicos, silicatos e muita cratera.
Todos as quatro luas de Júpiter possui características que as tornam únicas, portanto, para mim, as luas galileanas são MARAVILHAS DO SISTEMA SOLAR.
Saturno e sua lua Titã. |
Titã, lua de Saturno, é famosa pelos seus lagos de metano líquido. Possuí esse estado físico devido a baixa temperatura. O cíclo do metano no satélite é semelhante o da água na Terra.
Possuí ainda uma espessa atmosféra principalmente de Nitrogênio, e um pouco de metano.
Com todos esses aspectos, a imaginação de como seria visão em uma lua de Saturno, a torna, para mim, uma MARAVILHA DO SISTEMA SOLAR.
Seria essa a visão que teríamos em Titã? |
É interessante reparar que a Lua tem um diâmetro angular tão parecido com o do sol. Devido a excentricidade da órbita da Lua, a Lua pode ter um diâmetro angular, superior, igual ou inferior ao diâmetro angular do sol. Quando é inferior, a ocultação solar pode ser parcial, formando um anel luminoso em volta da Lua, quando a Lua é mais próxima, o diâmetro angular da Lua e maior do que o diâmetro angular do sol é pode acontecer ocultações solar totais chamado pelos comuns dos mortais de eclipse solares totais.
ResponderExcluir