Bem... No ano de 2014 acontecerá à próxima edição do maior evento futebolístico do planeta, e esse evento acontecerá no nosso amado país Brasil.
O evento ainda está longe, mas os preparativos nas 12 cidades sedes já começaram, principalmente com obras de reforma dos estádios para se adequar as normas da FIFA. Porém reformas em infraestrutura também estão acontecendo. Serão diversas mudanças como no setor hoteleiro, vias de acesso ao estádio, mobilidade urbana, aeroportos entre outros. Este último será dado à iniciativa privada (alguns).
Ainda no assunto das melhorias temos um quisito muito importante: segurança! Ah... Mas no Rio de Janeiro já deram um jeito nisso e se chama UPP, Unidade de Polícia Pacificadora, que promete pacificar a comunidade (favela) livrando a mesma do tráfico de drogas e milícias. O projeto é legal, porém, parece temporário. Como será depois de 2016, quando o Rio sediará os jogos olímpicos? As UPPs vão continuar fortes? Ou serão “esquecidas”? Veremos em 2016.
Enquanto UPPs são instaladas no Estado do Rio de Janeiro, cidades da Grande Vitória, Espírito Santo, por exemplo, vem sofrendo com a violência. O número de homicídios está pior do que de países em guerra civil, e isso é preocupante. Imagino também como está à situação em outras cidades que sediarão e, principalmente, as que não vão. Em Goiás, se não me engano, a Força Nacional foi chamada, para você ver a gravidade da situação.
O que falar da saúde pública então? Está indo de mal a pior! São hospitais lotados, sem infraestrutura, e médicos e enfermeiros mal remunerados. Há pouco tempo saiu no Fantástico a situação de alguns hospitais e a situação é feia, desumana. São pessoas morrendo em corredores, bebês morrendo na barriga da mãe, mães morrendo durante o parto... Algo está errado, afinal o hospital deveria ser um lugar de recuperação e não de assassinatos.
Vão ser bilhões de reais gastos com estádios para o evento, porém muito deles vão virar “Elefantes Brancos*”, pois, qual time do Amazonas vai jogar e encher a arena? Brasília? O mesmo.
*O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade.E o que falar do estádio do Corinthians, hem? Vergonha! Um estádio privado sendo construído com dinheiro público. PQP!!! Vão se ferrar políticos! Um time que tem 90 milhões de reais pra comprar e manter o Tevez, com certeza tem dinheiro para construir um estádio. Se for com dinheiro público, a arena a ser construída tem que ser meu, seu e de todos os brasileiros que honram com seus impostos, que não são baixos.
Enquanto se gasta bilhões e bilhões de reais com essa Copa, professores da rede Federal de Ensino estão entrando de greve. Os Institutos Federais, em sua maioria, estão em greve há um mês, já as Universidades Federais estão aos poucos aderindo à greve e nada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão negociar com os servidores. Absurdo para quem paga um estádio privado. Absurdo também é o salário desses vagabundos (R$27000,00), enquanto um professor, médico e outros serviços essenciais estão ganhar miséria.
Além de todos os problemas que sofremos para receber a Copa do Mundo, não poderemos ver os jogos... Triste! A menos que você seja rico e tenha condições de pagar boas centenas, e nas fases finais milhares de reais, você não tem problema, e não está tendo durante a preparação. Como Romário disse em entrevista a Rede TV, a Copa no Brasil não será para os brasileiros.
____________________
Momento Descontração
0 comentários:
Postar um comentário